Quem sou eu

Minha foto
Brazil
Um homem casado pela segunda e ultima vez, um filho, disposto a compartilhar experiências, ouvir sugestões, falar das coisas que acredita, do amor, trocar informações sobre as formas que arranjou de lidar com á depressão e a bipolaridade e todos os seus desdobramentos, disposto a ouvir, ser ouvido, perdoar e ser perdoado, completamente disposto em fazer novas amizades, aberto para reformas, para reestruturações de sua própria humanidade...

domingo, 12 de setembro de 2010

PROVÉRBIOS DO EVANGELHO!




Neste texto quando eu aludir a Consciente, referir-me-ei ao homem sensato; e quando falar do Tolo..., estarei falando do Insensato ou do Simples em sua ingenuidade patológica ou deliberada em razão de processos de auto-engano.
„©


1.    O Consciente ouve toda verdadeira repreensão com temor grato, mas o Tolo sente-se ofendido por cada verdade que poderia ajudá-lo.
2.    O Consciente sente todas as dores deste mundo e com elas lava-se em doçuras, mas o Tolo extrai da dor apenas a amargura.
3.    O Consciente foge de toda luta que não seja pela vida, mas o Tolo faz de toda discordância uma questão de salvação do mundo.
4.    O Consciente sente para si e medita com paciência cada coisa, mas o Tolo levanta-se e age conforme o primeiro impulso.
5.    O Consciente ama a todos, mas o Tolo fica amigo de qualquer um que o trate bem naquela hora.
6.    O Consciente sabe que amizade é um trabalho de tecimento e tecelagem, mas o Tolo acha que uma boa bebedeira faz amigos.
7.    O Consciente vive e deixa viver, embora não negocie seus princípios jamais; mas o Tolo sente a obrigação de se impor sobre todos os diferentes.
8.    O Consciente faz o bem e se esquece, mas o Tolo o conta como currículo.
9.    O Consciente vive muito e fala pouco acerca de tudo o que já viu, mas para o Tolo toda primeira descoberta o torna o senhor de todos os saberes.
10.           O Consciente ama a todos, até aqueles de quem não goste; mas o Tolo ama apenas os que lhe agradam com consentimentos, e desgosta-se de todos os que não sejam como ele.
11.           O Consciente vê em cada outro humano um altar, mas o Tolo somente vê altares em lugares onde tijolos e pedras tenham sido erguidos.
12.           O Consciente sente a espera da Volta do Filho do homem todos os dias, mas o Tolo crê que poderá prever alguma coisa.
13.           O Consciente vê o mal e dele foge; mas o Tolo acha que é domador de demônios.
14.           O Consciente sabe que a cada semente corresponde seu próprio fruto, mas o Tolo crê que pode semear uma natureza e colher outra.
15.           O Consciente leva em consideração cada acusação que recebe e nelas medita, pois crê que delas possa tirar algum proveito, ainda que em silêncio; mas o Tolo perde a chance de se enxergar até nos exageros dos que o acusem.
16.           O Consciente sabe que sua melhor certeza ainda é parcial, mas o Tolo julga ter atingido o discernimento pleno.
17.           O Consciente pode esperar o tempo certo, mas o Tolo nunca perde uma oportunidade de ventar os seus impulsos e precipitações.
18.           O Consciente sabe que somente o trabalho contínuo e perseverante estabelece a credibilidade, mas o Tolo quer se tornar sábio e respeitado da noite para o dia.
19.           O Consciente é tentado e não se julga forte para dialogar com a tentação, mas o Tolo a leva para casa e lhe serve chá, julgando que poderá educá-la.
20.           O Consciente sabe que seu pior diabo é a sua cobiça, mas o Tolo atribui ao Diabo externo todas as culpas.
21.           O Consciente pode morrer sozinho, mas se saberá acompanhado e dignificado pela presença de anjos, mas o Tolo quer ter um cerimonial até para morrer.
22.           O Consciente se satisfaz com a serenidade de seu ser, mas o Tolo somente é feliz se não houver nele nenhuma serenidade.
23.           O Consciente não se obriga pelos caprichos de nenhuma maioria, mas o Tolo somente anda conforme os ditames majoritários.
24.           O Consciente mede e discerne o peso de sua importância na vida, mas sabe que ela sempre será relativa; porém o Tolo julga que sem ele tudo o que foi feito não permanecerá.
25.           O Consciente confia no vento e no seu poder incontrolável de espalhar sementes, mas o Tolo acha que se ele não industrializar o plantio..., sua existência não será produtiva.
26.           O Consciente vive pela fé; o Tolo, porém, vive do que ele ache que possa controlar ou manipular.
27.           O Consciente nunca não vai com a cara de alguém apenas por não ir, mas o Tolo desgosta de tudo e todos que lhe pareçam concorrência.
28.           O Consciente sabe que deve amar a todos, embora tenha o privilégio de gostar de muitos; mas para o Tolo amor só se deve ter por quem se gosta pela concordância.
29.           O Consciente sabe que toda vingança aumenta o mal muitas vezes mais, e, por isto, nunca recorre a ela; mas o Tolo prefere acabar o mundo a não vazar seu ódio como vingança.
30.           O Consciente somente gosta de ganhar em parceria, mas o Tolo quer sempre ganhar sozinho.
31.           O Consciente vive para fazer fácil a vida, mas o Tolo ama as complexidades.
32.           O caminho do Consciente fica dia a dia mais simples, mas o caminho do Tolo vai se tornando um labirinto.
33.           O Consciente cresce em todas as tribulações, mas o Tolo lamuria e cresce em desconfiança em cada uma delas.
34.           O Consciente transforma traumas em lições, mas o Tolo os alimenta como álibis.
35.           O Consciente não despreza nada e a tudo pondera, mas o Tolo elege as suas fontes.
36.           O Consciente não vê em ninguém um competidor, mas apenas mais um auxilio; o Tolo, porém, vê em cada outro dom uma ameaça à sua vida e pregresso.
37.           O Consciente foge da justiça dos homens, e busca conciliação pacifica; mas o Tolo ama os tribunais.
38.           O Consciente aposta no trabalho, mas o Tolo aposta no jogo.
39.           A Conquista do Consciente permanece, posto que seja de natureza espiritual, e, portanto, não passageira; mas o ganho miraculoso do Tolo desvanece-se antes do proveito.
40.           O Consciente ama a simplicidade dos simples e a calma dos idosos, mas o Tolo apenas dá atenção ao que lhe possa auferir ganhos de alguma forma no instante.
41.           O Consciente ama o mandamento da Vida, mas o Tolo acha tudo uma obrigação.
42.           O Consciente busca renovar-se todos os dias, mas o Tolo busca adaptar-se todos os dias.  
43.           O Consciente crescerá em consciência...
44.           O Tolo viciar-se-á em seus modos, e neles morrerá...; a menos que se converta à verdade que liberta a mente para aprender a sabedoria.

Nele, Jesus, de Quem aprendi que todas as coisas acima são Provérbios da Vida no Evangelho, deixo estes pequenos provérbios a fim de ajudar a simplificar o seu entendimento quanto ao fato de que a vida é conforme a semente,

Caio
2 de agosto de 2009
Lago Norte
Brasília
DF

segunda-feira, 17 de maio de 2010

BRIGA ENTRE IRMÃOS


"Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: 'Não
matarás', e 'quem matar estará sujeito a julgamento'. Mas eu lhes
digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a
julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: 'Racá', será
levado ao tribunal. E qualquer que disser: 'Louco!', corre o risco
de ir para o fogo do inferno."
Mateus 5:21-22

PENSAMENTO:
Idiota. Estúpido. Burro. Alguém já lhe chamou assim? Você ainda
se lembra? Muitos nunca esquecem. Pode ter sido há anos ou décadas,
mas a marca permanece. Dependendo de quem falou e qual a
circunstância, basta uma palavra num determinado momento e a vítima
pode carregar o peso pelo resto da vida. Aquele peso somado a
outros jogados nas costas podem um dia levar uma alma ao fim. O que
Jesus está condenando aqui não é tanto as palavras em si, mas a
disposição de agredir uma outra pessoa e deixar marcas nela pelo
resto da vida. Seu filho, seu irmão, seu vizinho foi criado na
imagem de quem? Quando você o despreza, quando você a humilha, você
está também desprezando e humilhando Quem? Palavras se tornam nomes
e descrições. Com o passar do tempo as pessoas começam a acreditar
que são assim mesmo. E a palavra que diz que somos filhos de Deus e
feitos na imagem dEle - se torna mentira. É isso que queremos dizer
para outros filhos de Deus? Vamos guardar nossas línguas. Mais
importante ainda, vamos mudar nossas atitudes e começar a olhar
cada pessoa, por mais falha que seja, como mais um dos preciosos
filhos de Deus. Com a nossa ajuda elas podem começar a descobrir
com Quem elas realmente parecem.

ORAÇÃO:
Pai misericordioso, perdoe-me pelas palavras tão cortantes que
já falei no passado. Perdoe minha insensatez. Eu quero enxergar, a
partir de agora, a presença do Senhor, os traços de meu Pai em cada
filho seu, em cada irmão meu. Obrigado pela ajuda de Jesus. Em nome
dEle eu oro. Amém.


FONTE:

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

CANSADO


Vitória, 28 de janeiro de 2010.

CANSADO

Estou tão cansado. Cansado de ter que tomar todos os dias os meus medicamentos e às vezes não sentir nada em troca, talvez um dia mais normal. Cansado de ler os jornais e ver que os canalhas estão no poder e eu não estou fazendo nada para combatê-los. Diariamente uma letargia que me levita os pensamentos as alturas mais infinitas me colocando em profundo estado de imbecilidade, faz com que eu não consiga erguer minha espada e clamar aos céus que algo novo aconteça neste mundinho que vivemos.

Pensamos que nossas vidas são nossas, mas a verdade é que seguimos a um conjunto de regras, horários, responsabilidades... e no fundo somos regidos pelos acontecimentos e pelas necessidades de todos os dias, construir mais um pedaço da nossa casa na tão sonhada rocha firme, que nunca se abala e nem se racha, o solo firme de nossos sonhos.

O vento que sopra nossa direção é Deus, precisa ser Ele, se não nos tornamos folhinhas secas voando sem rumo. Durante milhares de anos o homem foi nômade e não saia de um mesmo percurso. Sempre percorria as mesmas estradas conforme as estações do ano ou de acordo com o comércio ou até mesmo por se sentir seguro naqueles caminhos.

Uma certeza ele tinha a de onde os caminhos o levariam, as mesmas vilas, os mesmos descampados, as cidades aos mesmos destinos. Ciclicamente e comparando hoje ainda somos nômades em nos mesmos a diferença é que miramos os objetivos, mas não temos certeza de que serão alcançados por mais organizada que sejam nossas vidas nos deparamos com instigantes atalhos e veredas. Alguns se arriscam nelas outros preferem seguir suas linhas retas e o circuito formado em seus planos. 


Quem realmente é livre? Os que pegam as estradas pavimentadas ou os que abrem com um facão uma picada cheia de pedras e sem saber onde vai dar? Quem tem certeza que a sua vontade é realmente sua ou faz parte de um plano maior e incontestavelmente superior a sua própria compreensão? Quem é o aventureiro? Quem é o que tem certeza de tudo?

Estou cansado, mas os dados continuam rolando, já encontrei abrigo no peito do meu traidor várias vezes, sigo levando a vida as vezes de par em par, já me chamaram de bicha, de maconheiro, tentaram transformar minha vida num P... para ganharem mais do meu dinheiro, mas a piscina deles continuam cheias de ratos.

Pense nisso...


segunda-feira, 25 de janeiro de 2010






A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Minha vida não será um Haiti.




Vitória, 20 de janeiro de 2010.

Minha vida não será um Haiti.

Não consigo escrever nada nestes últimos dias. Parece que um imã me colocou a minhas placas e o que eu escrevo não sai do jeito que eu gostaria é como se as forças me fossem sugadas. Olho da janela e vejo o sol lá fora, um resto de verde que sobrou aqui perto que ainda me motiva a morara nesta área do bairro. A cada dia o crescimento imobiliário aqui arranca uma árvore e ficamos sem as sobras de outros tempos, onde se podia andar pelas calçadas sem sofrer a ação escaldante do sol que hoje é tão prejudicial à saúde de todos. Caminhar para mim nestas condições parece impossível, preciso das caminhadas, mas o retorno e tão desgastante que fujo para os parques onde ainda existem sombras, mesmo que o piso seja um asfalto que absorve todo o calor dos descampados. Por indicação médica preciso fazer exercícios para controlar a adrenalina já pensei em academias, mas o problema ainda continua sendo as cãibras e aí desisto da idéia de gastar o que não tenho e não freqüentar. Estou num beco sem saída, pois até a natação com a água fria me seria prejudicial. Por hoje fico por aqui orando pelo povo do Haiti que sempre sofreu e parece que o Mundo só percebeu agora quando quase tudo se perdeu e diante daquele sofrimento todo o que passo me faz vergonha, mas continua sendo real.

Como diz Caetano e Gil: “O Haiti não é aqui..” e nem será em minha vida.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010






Grandes coisas não se fazem por impulso, mas pela junção de uma série de pequenas coisas.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Tremores na Madrugada.





Vitória, 06 de janeiro de 2010.

Tremores na Madrugada.

Esta madrugada voltei a ter tremores horríveis, calafrio, e muita confusão mental. A Luciana segurou a pontas por mais de duas horas. Os tremores e um quase sufocamento iam e voltavam em intervalos que me derrubaram as forças. Fiquei completamente entregue á aquela situação, por várias vezes achei que não conseguiria suportar as câimbras e dores por todo corpo. Talvez sejam efeitos colaterais dos medicamentos do novo tratamento que “finalmente” resolveram se instalar. Estou escrevendo com minhas forças reservas e não faço isso para comover ninguém apenas preciso dividir com o mundo o que venho passando. Desabafar essas durezas desse meu espinho encravado e sem cura segundo os médicos. Sou bipolar sem querer ser assim. Queria que nunca essa coisa toda  existisse em mim, mas Deus me fez assim e um motivo e um objetivo ele tem para que tudo isso me aconteça. Eu não posso lutar contra os planos de dEle para minha vida, devo seguir e tentando em minhas orações entender para que tudo isso servirá aos planos de Deus para minha vida. Tenho braços e pernas, inteligência, treinamento, formação e experiência profissional para trabalhar, mas aqui dentro carrego este espinho na carne e não nego e nem fujo da minha realidade, assumo o que sou, sem nenhuma vergonha porque creio em Deus e Ele me criou assim. O que preciso e conseguir uma estabilidade e maior controle das crises. Quando estou trabalhando tenho as mesmas crises, mas o trabalho me fortalece a suportar mais todos os sintomas, sou produtivo, criativo e não paro até completar um projeto, mas quando me falta o trabalho o emprego é como se uma crise de abstinência me dominasse e todos os sintomas se afloram aí é suportar as dores por todo corpo, tremores que me limitam o meu prazer de escrever, de estar com minha esposa e meu filho, além de me prender em casa e até deixar de fazer as minhas pulseiras artesanais e terapêuticas, elas me servem apenas para controlar os pensamentos e os tremores. Eu não vou desistir e continuarei buscando todo tipo de tratamento que existir. Quero ser feliz e fazer feliz quem eu amo e quem me ama. Tenho uma fé inabalável de que tudo é possível em minha vida. Não adianta eu me calar e fingir, prefiro gritar e soltar o ar preso no peito. Eu sinto tudo de todas as formas para que fugir de mim?

Que Deus me ajude em nome de Jesus!AMÉM!!

domingo, 3 de janeiro de 2010

sábado, 2 de janeiro de 2010

Quem sou eu hoje?





Vitória, 02 de janeiro de 2010.


Quem sou eu hoje?


A quem possa interessar:


Sou um homem que não me nego a assumir meus erros, mas não quero ser o dono da razão em nada, quero aprender mais com os dias do novo ano, quero ouvir mais as pessoas que falarem comigo, quero poder estar ao lado de minha esposa e filho mais tempo e com mais qualidade, quero mudar o rumo da minha vida profissional para ter mais prazer ao ganhar o suado dinheiro, quero voltar a confiar em algumas pessoas que não vejo á muito tempo, quero dividir os meus pensamentos com quem queira dividir os dele comigo também, quero amizades sinceras e sinceridade nas amizades, quero olhar nos olhos de um estranho e passar alegria e segurança para ele ou ela, quero amar mais todos que já passaram pela minha vida os que estão e os que ainda vão passar, quero relembrar as coisas boas do passado e ter certeza que eu também sei acertar, quero justiça para todos, quero paz para viver, quero receber mais carinho das pessoas e dar também em dobro, quero orar para que uma pessoa realize seu sonho que eu já realizei e que ela seja feliz lá onde estiver e sinta mais alegria e menos angustia por não ter sua vida completa ainda, quero ver e conhecer pessoas na rua e ouvir suas histórias e aprender mais sobre a vida, quero ter um sonho novo a cada noite e poder realizá-lo se for da vontade de Deus, quero estar ao lado de meus pais mais tempo enquanto eles ainda estão aqui, quero abraçar mais, quero beijar mais, quero novos amigos, quero amar mais e finalmente quero ver a beleza da vida em todos os dias do ano de 2010. 


Eu sei que eu posso amar vocês e ser amado por vocês!