Quem sou eu

Minha foto
Brazil
Um homem casado pela segunda e ultima vez, um filho, disposto a compartilhar experiências, ouvir sugestões, falar das coisas que acredita, do amor, trocar informações sobre as formas que arranjou de lidar com á depressão e a bipolaridade e todos os seus desdobramentos, disposto a ouvir, ser ouvido, perdoar e ser perdoado, completamente disposto em fazer novas amizades, aberto para reformas, para reestruturações de sua própria humanidade...

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Depressão pode acelerar processo de envelhecimento


Genética

Depressão pode acelerar processo de envelhecimento

Assim como o stress, a depressão foi relacionada com um encurtamento dos telômeros, marcador biológico do envelhecimento

A depressão é uma doença tratável que afeta o estado de humor da pessoa
A depressão é uma doença tratável que afeta o estado de humor da pessoa (Thinkstock)
Um estudo que acaba de ser publicado no periódico Biological Psychiatry afirma que o stress e a depressão podem ter uma relação direta no processo de envelhecimento. De acordo com a pesquisa, as duas condições têm uma característica em comum: um encurtamento precoce dos telômeros, que é o indicador cromossômico do envelhecimento do organismo. Isso significa que, assim como pessoas estressadas tendem a envelhecer mais rapidamente, aquelas que têm depressão correm o mesmo risco.

Saiba mais:

TELÔMEROS
São as 'tampas' das extremidades do cromossomo, uma forma de proteção similar à presente nas pontas de um cadarço de tênis. Sempre que um cromossomo é replicado para a divisão celular, os telômeros encurtam. Esse encurtamento tem sido visto por diversos cientistas como um marcador biológico do envelhecimento, o relógio que marca a duração da vida de uma pessoa e sua condição de saúde.
O stress tem inúmeros efeitos danosos no corpo humano. Parte desses efeitos podem ser sentidos, como dores no estômago ou perda de cabelos. Muitos, no entanto, são invisíveis, como o encurtamento dos telômeros. Estudos recentes ja vinham relacionando o stress e a depressão a um encurtamento prematuro dos telômeros.
A resposta humana ao stress é regulada pelo eixo hipotálamo-pituitário-adrenal (HPA). Esse eixo controla os níveis de cortisol no corpo — alterações nas taxas do hormônio podem indicar situações de stress. O eixo HPA tende a não funcionar normalmente em pessoas com depressão e/ou doenças relacionadas ao stress.
Pesquisa — No estudo, os cientistas mediram o comprimento dos telômeros em pacientes com transtorno depressivo maior (depressão) e também em pessoas saudáveis. Foram medidos ainda os níveis de stress, tanto biologicamente, pelo cortisol, quanto subjetivamente, pelo uso de questionários. Descobriu-se, então, que o comprimento dos telômeros eram menores em pacientes com depressão – o que confirmava as hipóteses anteriores.
De acordo com Mikael Wikgren, coordenador do estudo, a descoberta sugere que o stress tem um papel importante na depressão. "O comprimento dos telômeros era especialmente mais curto em pacientes com sensibilidade demais no eixo HPA. Essa resposta ao HPA foi relacionada ao stress crônico e à baixa habilidade em lidar com o stress", diz.
Para John Krystal, editor do Biological Psychiatry, a relação entre o stress e o encurtamento dos telômeros vem crescendo consideravelmente. "As descobertas atuais sugerem que os níveis de cortisol podem contribuir para o processo, mas não é claro ainda se o comprimento dos telômeros tem um significado além de biomarcador", diz.

Opinião do especialista

Ricardo Alberto Moreno
Coordenador do Programa de Doenças Afetivas do Instituto
 de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de SP

"A depressão deixa o indivíduo mais suscetível a outras
doenças e pode agravar o curso de doenças pré-existentes.
A pesquisa é mais uma evidência de que processos deletérios
 ao organismo ocorrem em paralelo ao episódio depressivo.
Assim, a depressão não é apenas o indivíduo que chora ou
 que está triste ou desanimado. Com esse estudo, temos mais
evidências de que na depressão o organismo é acometido como
 um todo, em seus vários sistemas de funcionamento."

Ter pai com depressão aumenta chances da criança sofrer com problemas emocionais e de comportamento


Saúde mental

Ter pai com depressão aumenta chances da criança sofrer com problemas emocionais e de comportamento

Embora influência da mãe seja maior, doença paterna é capaz de aumentar o risco de o filho ter problemas em seu desenvolvimento

Paternidade: pais com deopressão podem aumentar, embora menos que as mães, risco de o filho sofrer com problemas emocionais
Paternidade: pais com deopressão podem aumentar,
embora menos que as mães, o risco de o filho sofrer
com problemas emocionais (ThinkStock)
Não são somente mães com depressão que podem influenciar negativamente o desenvolvimento dos filhos, como já observaram diversas pesquisas. Uma criança cujo pai tenha sintomas depressivos também pode apresentar maiores riscos de desenvolver algum problema comportamental ou emocional, de acordo com um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos. Os resultados, publicados nesta quinta-feira no periódico Maternal and Child Health Journal, também mostram que as chances são ainda maiores em filhos que têm pai e mãe depressivos.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores observaram uma amostra de 7.247 famílias. Eles analisaram características como saúde física e mental dos indivíduos, além de idade, raça e nível de escolaridade. Ao todo, 6% dos pais apresentaram sintomas depressivos.
Foi observado que 15% das crianças cujos pais tinham depressão apresentaram algum problema emocional ou comportamental. Esse índice foi de 6% entre aquelas que não tinham nem pai nem mãe com sintomas depressivos; 20% entre os filhos de mães com depressão; e 25% entre filhos tanto de pai quanto de mãe com depressão.
"Embora já tenha sido constatado que ter pai com depressão possa acarretar maior risco de distúrbios mentais no filho, essa é a primeira vez que fazemos um estudo em larga escala. "É preocupante esse resultado mostrando que uma em cada quatro crianças com pai e mãe com depressão apresenta problemas comportamentais e emocionais", afirma Michael Weitzman, coordenador do estudo. De acordo com o pesquisador, esses dados reforçam a necessidade de as políticas públicas reconhecerem a influência da saúde dos pais sobre o bem-estar dos filhos.
Outros fatores — O estudo também indicou que, além da depressão experimentada pelos pais, há outros fatores que aumentam as chances de a criança ter distúrbios mentais, como pobreza (aumenta em 1,5 vez), necessidades especiais de saúde da criança (aumenta em 1,4 vez), pouca saúde física do pai (aumenta em 3,31 vezes) e desemprego paterno (aumenta em 6,5 vezes). Para os autores do estudo, foi uma surpresa observar como o desemprego paterno aumenta bastante as chances de uma criança ter distúrbios mentais.