Quem sou eu

Minha foto
Brazil
Um homem casado pela segunda e ultima vez, um filho, disposto a compartilhar experiências, ouvir sugestões, falar das coisas que acredita, do amor, trocar informações sobre as formas que arranjou de lidar com á depressão e a bipolaridade e todos os seus desdobramentos, disposto a ouvir, ser ouvido, perdoar e ser perdoado, completamente disposto em fazer novas amizades, aberto para reformas, para reestruturações de sua própria humanidade...

sábado, 20 de agosto de 2011

Rotinas diárias aliviam os sintomas do transtorno bipolar


Um ritmo circadiano ajustado, ou seja, manter hábitos regrados como um bom padrão de sono e rotinas mais ou menos fixas, pode ajudar a aliviar os sintomas de uma condição que atinge milhares de pessoas no mundo todo: o transtorno bipolar do humor.




Um estudo feito por Ellen Frank, pesquisadora da Universidade de Pittsburgh, nos EUA, com 175 adultos com o transtorno, demonstrou que pacientes que participaram de terapias comportamentais desenvolvidas para melhorar a constância das rotinas diárias diminuíram as intensidades dos episódios de crises maníacas e depressivas assim que instauraram mudanças focadas no controle do humor e na regularidade em que tomavam as medicações prescritas.
Os pesquisadores envolvidos no estudo acompanharam esses pacientes uma vez por semana até que eles estabilizassem os sintomas da bipolaridade. Os indivíduos foram divididos em dois grupos: um recebia acompanhamento e os integrantes eram convidados a participar de sessões de terapia do ritmo interpessoal e social, que inclui a psicoeducação sobre o transtorno bipolar e a normalização dos ritmos sociais – que são os padrões pessoais esperados de atividades e estimulação social e que podem alterar o humor.
O segundo grupo, de controle, recebia informações sobre o transtorno, os medicamentos usados e dicas básicas de como dormir melhor e como ter uma boa higiene pessoal. Ambos os grupos continuaram tomando as medicações prescritas anteriormente pelos profissionais de saúde mental.
Frank aponta que a terapia de ritmo interpessoal e social alivia os sintomas do transtorno bipolar, pois regula as rotinas diárias dos pacientes, que têm os ritmos circadianos bastante sensíveis. Interrupções no padrão de sono e na rotina, diz a pesquisadora, podem amplificar os quadros de mania e depressão.
Outro estudo relacionado, feito por Collen McClung, da Universidade do Texas, tenta desvendar essas relações entre o ritmo circadiano e o transtorno bipolar. A pesquisadora observou modelos animais modificados geneticamente para terem ritmos circadianos alterados. Os modelos animais apresentaram comportamentos similares aos de humanos em estado de mania, ficando mais hiperativos e com ciclos de sono encurtados. “O ritmo circadiano, ao que parece, é algo fundamental para entender os sintomas dos transtornos bipolares e unipolares”, finaliza Frank.
-
Créditos: este material aparece originalmente em inglês como Consistent routines may ease bipolar disorder. Copyright © 2010 da American Psychological Association (APA). Traduzido e reproduzido com permissão. A APA não é responsável pela exatidão desta tradução. Esta tradução não pode ser reproduzida ou, ainda, distribuída sem permissão prévia por escrito da APA.
Notícias relacionadas:






Nenhum comentário: